Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
RSS

Japonês não gosta de mulherão, gosta de bonequinhas

Recentemente li um excelente texto no blog Otakismo sobre a beleza valorizada pela cultura japonesa e o mito da busca pela ocidentalização. (leia http://otakismo.blogspot.com/2011/02/o-mito-da-ocidentalizacao-dos-olhos.html?showComment=1319659868061#c8547254139904769652).

É um dos poucos textos que esclarece com veracidade que a mulher japonesa não busca se parecer com ocidental nenhuma e tão pouco tem trauma de seus traços orientais. Isso é mito, acredite!

Estive no Japão visitando minha família (sim, sou descendente direta e legítima de japoneses) e presenciei esse fato de perto.

Vou esclarecer:

  •  Primeiro: os japoneses não se vestem como loucos fashionistas porque são "um bando de doidos", como dizia uma certa estagiária que tive. Para os brasileiros pode parecer estranho já que vivemos em um país onde a diversidade étnica é a maior característica e o orgulho nacional. Você que é brasileiro consegue se imaginar em um país onde todos os seus familiares e amigos têm o mesmo tom de pele, o mesmo tipo de corpo, o mesmo tipo de cabelo, a mesma cor de olhos, praticamente os mesmos traços que você? Como seria ser você mesmo no meio do "caminhão de tomates"? Difícil, pode apostar. Os japoneses fazem questão de mostrar seu estilo próprio pois é o jeito que encontraram para se destacarem no meio da multidão. Seja pintando o cabelo ou usando uma plataforma a la Drag Queen, os jovens só querem mostrar que são únicos, querem mostrar que tem personalidade, assim como fazem os outros jovens no restante do mundo. É só isso. Não tem nada a ver com loucura! Nesse sentido, a moda para eles é mais que fundamental, é questão de sobrevivência. Isso faz com que se vistam com tanto capricho que chocam os olhos mal-acostumados dos estrangeiros.

  • Segundo: a diferença entre kirei e kawaii. Em muitos países a mulher bonita e sexy é objeto de desejo dos homens. Não para os homens japoneses, acredite. Na língua japonesa há dois adjetivos que parecem ter o mesmo sentido mas têm conotação totalmente distintas: as palavras kirei (bonita) e kawaii (bonitinha). Kirei significa algo que é bonito, belo, talvez até sexy. Uma mulher kirei é uma mulher bonita e ponto final. Já a mulher kawaii é uma mulher bonitinha, delicada, doce, meiga, quase uma bonequinha. Os homens japoneses podem até achar uma mulher kirei, mas arrastam um bonde é pela mulher kawaii. Isso é cultural. O japonês é vidrado em mocinhas frágeis, mignon, às vezes parecendo infantis. Se tivesse que exemplificar, eu diria que os japoneses não se sentem muito atraídos pela Pamela Anderson mas pediriam a Sarah Michelle Gellar em casamento. Em outras palavras, as japonesas não fazem implante de silicone ou procuram deixar o bumbum maior. Ao menos não a maioria. Para os japoneses, essas formas são feias, são gordas demais. Ou seja, esqueça aquela idéia de que a mulher japonesa procura se parecer com as ocidentais. As referências de beleza são outras. Elas querem é destacar os traços de boneca.

  • Terceiro, com base no segundo: todo o arsenal de cosméticos e técnicas que as japonesas usam para deixar os olhos maiores, cabelos mais lisos (se é que é possível) e claros, afinar a cintura, alongar as pernas não tem nada de ocidentalização. Isso é pensamento de ocidentais que acreditam ser padrão universal. Tudo que as japonesas querem é serem ainda mais kawaii.

catálogo de moda

looks encontrados em Tokyo e outras cidades grandes

Atriz Kawaii Erika Toda: uma das paixões nacionais

Estilo marca personalidade

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Pequenos Prazeres da Vida



É provado que cada vez mais nós depositamos menos tempo para nós mesmos.

Há uma fórmula simples para conseguirmos escapes na rotina permitindo-nos momentos de felicidade e descanso. Liste e aproveite os pequenos prazeres da vida. Isso nos dá força para continuar.

Os PEQUENOS PRAZERES devem ser estritamente pessoais e não necessariamente incluem outra pessoa. Devem ser realmente simples como ouvir a música predileta ou comprar um travesseiro novo. 

Mantenha a lista sempre com você para que possa ler sempre que sentir vontade.

Veja a minha lista:

Meus pequenos prazeres
- folear uma revista novinha em folha
- tomar um copo bem grande de leite com muito ovomaltine
- fazer as unhas
- comprar uma maquiagem nova
- sentir o cheirinho de lavanda quando chego em casa (eba, casa limpinha)
- vestir um roupa nova
- experimentar uma receita que acabei de aprender
- tomar uma canja quentinha na cama com a TV ligada
- cinnamon roll com chai latte da Starbucks
- falar sozinha
- levar o travesseiro e a coberta para a sala e cochilar no sofá
- dormir de conchinha
- tomar um banho bem demorado
- passar a mão nos cabelos recém lavados
- ler catálogos
- assistir uma comédia romântica bem light 
- tomar um café da manhã digno de uma rainha
- comprar flores para meu vaso
- fofocar com as amigas
- beber um copão de água "temperada" (ou seja, metade gelada, metade sem gelo)
- visitar uma loja de bugigangas
- andar "sem destino" no shopping center
- ler um livro da Sophie Kinsella
- pedir para alguém estralar as costas
- massagem
...


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Monte seu Boteco em casa

Com a proximidade do casamento do meu irmão, fui responsável por organizar seu Chá Bar. Pesquisando no Grande Oráculo, o Google, tive a idéia de tematizar o chá com o tema de BOTECO.

O que mais gostei foi a possibilidade de permitir que os convidados conversem livremente sem ter que parar para comer. Entre chopes e beliscos, a festa poderia transcorrer de forma natural, o que seria perfeito para um Chá Bar.

Comecei pelo convite que dava uma idéia do tema sem "entregar" totalmente. Queríamos fazer uma surpresa a todos, incluindo os noivos.


Em seguida busquei um buffet que tivesse o cardápio temático. Contratei a AGRABAH (http://www.festaagrabah.com.br/) que apresentou um  menu digno de um bom boteco, incluindo snacks, caldinho de feijão, escondidinho, fritas, calabresa e picanha na chapa, entre outras delícias. Fui muito bem atendida do começo e fim pela Luana e William (uns amores). Profissionais, fizeram vistoria antecipada no local, chegaram cedo e o follow up entre eles e eu foi sensacional. Foi o melhor custo benefício.







Depois criei a decoração usando materiais acessíveis e fáceis de montar como lousas, quadrinhos (encontrados em lojas de 1,99), porta-retratos com frases, bolachas de cerveja (eu pedi para um garçom de bar), toalhas xadrez, garrafas, champanheiras, etc.











E por fim, montei lembrancinhas com o tema: copinho de aperitivo com um pacote de sementes de amor perfeito. Fiz o envelope com uma faca que encontrei no Google e para a caricatura usei um site free. Confira como ficaram legais.




A festa deu tão certo que recebi "convites" para organizar outros e até estou pensando seriamente em trabalhar com isso. hehe

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Comendo o pão diet que o diabo amassou

FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE HÁ DE NOVO PARA FICAR AINDA MAIS BONITA